quarta-feira, 22 de abril de 2009

Para Ti Maria

Música: Para Ti Maria
Interprete: Xutos & Pontapés
Álbum: 88
Ano: 1988
Duração: 3,08 m
Letra e música: Tim, Xutos & Pontapés
Estilo: Rock




Toda a gente conhece esta música, mas mesmo assim decidi falar sobre ela. Até porque, ela merece.
Em 1988 eu era apenas um puto (Nem me lembra grande coisa desses tempos). Portugal era um país ainda muito agarrado a coisas do passado, mas à descoberta de uma nova liberdade intelectual. O rock era ainda um estilo de música “proibido”, mas uma banda conseguiu dar um grande passo, ao afirmar-se e a pôr o rock definitivamente no panorama musical português.
Esse passo foi dado, na minha opinião, com o tema “Para Ti Maria” dos Xutos & Pontapés. Uma música rápida, bem rockada, letra simples, mas que fica no ouvido, tal como o pessoal gosta. (Quem é que nunca cantou isto?)
A letra, que fala da realidade da época, onde não havia boas estradas, não havia Internet, um automóvel muitas vezes era um luxo e as relações… Bem, eram um pouco mais complicadas, pois não havia tanta liberdade, nem grandes meios de contacto. Basicamente conta a história de um fulano que estando em Lisboa, namorava com uma rapariga de Bragança e de vez em quando, com as dificuldades logísticas da época, fazia pela vida e lá ia à terra namorar. (Agora é bem mais simples!)
Mas é no refrão, simples, rápido e eficaz, que fica no ouvido, que esta canção atinge a sua plenitude. Toda a gente sabe cantar, com força e energia!
Enfim, uma canção imortal, que permanece na nossa lembrança. Tornando-se jovem a cada concerto. E que no seu tempo abriu caminho para gostos futuros.
Oiçam, leiam a letra e opinem!



Ao vivo


Letra:

De Bragança a Lisboa
São 9 Horas de distância
Hei-de ter um avião
Para lá ir mais amiúde
Dei cabo da tolerância
Queimei aí uns três Radares
Só para te ter mais perto
Só para tu me teres

E saio Agora
E vou correndo
E vou-me embora
E vou correndo
Já não demoro
E vou correndo p'ra ti Maria

Outra vez vim de Lisboa
Num comboio azarado
Nem máquina tinha ainda
E já estava atrasado
Dei comigo agarrado
Ao ponteiro mais pequeno
E tu de certeza à espera
Rebolando-te no feno

E saio agora
E vou correndo
E vou-me embora
E vou correndo
Já não demoro
E vou correndo p'ra ti Maria

Seja de noite ou de dia
Trago sempre na lembrança
A cor da tua alegria
O cheiro da tua trança
De Bragança a Lisboa
São 9 Horas de distância
Hei-de ter um avião
Para lá ir mais amiúde

E saio agora
E vou correndo
E vou-me embora
E vou correndo
Já não demoro
E vou correndo p'ra ti Maria

Fonte: http://www.xutos.pt/discografia/popup/88.htm#3



Mais outra ao vivo

2 comentários:

  1. Ai os Xutos...o que eu gosto destes moçoilos! Têm músicas imortais e inesquecíveis como, p.e., "o homem do leme", música que todos nós trauteamos numa ou noutra altura da nossa vida.
    Em relação a este post só tenho uma coisa a dizer: "MARIIIIIIIIAAAAAAAAA" :D

    ResponderEliminar
  2. :)
    Uma delícia este teu post, e concordo com tudo o que dizes.
    São anos e anos a cantar as músicas destes "jovens", pois para mim, serão sempre :)

    Beijo meu,
    Som

    ResponderEliminar