quarta-feira, 29 de abril de 2009

Opium

Música: Opium
Interprete: Moonspell
Álbum: Irreligious
Ano: 1996
Duração: 2,48 m
Letra e música: Moonspell (Excerto do poema “Opiário” de Álvaro de Campos)
Estilo: Gothic Black Metal







Normalmente não gosto de vocais guturais, mas claro que existem excepções. Moonspell é uma delas, a voz do vocalista, Fernando Ribeiro consegue trazer um gutural perfeito a “aceitável” de ouvir. Fico feliz por esta ser uma banda portuguesa e é por isso com orgulho português que lhe dou um bom elogio.
“Opium”, é uma música curta, mas fica de imediato no ouvido. (Vou-me manter afastado da polémica da letra). Começa com uma melodia de guitarra que nos cativa instantaneamente e que nos leva até aos 27 segundos, para dar lugar à voz sinistra de Fernando Ribeiro, que num tom inquieto e agressivo, coloca uma estranha ânsia no nosso coração. Ao minuto 1,32 chega uma parte violenta, mas onde o vocal gutural encaixa como uma luva!
Ao minuto 2,23 vem a surpresa (ou não) do tema. Para todos os pensadores inquietos, é citado um excerto do poema “Opiário” de Álvaro de Campos, pseudónimo de Fernando Pessoa. Um momento simplesmente genial e uma homenagem a um grande poeta português.
Enfim, uma grande pequena música, ideal para aqueles momentos em que sentimos que não nos encaixamos em lado nenhum!
Oiçam, leiam a letra e opinem!




Ao vivo no Rock in Rio Lisboa 2004



Letra:

Opium, desire or will?
Inspiration bound from an elegant seed
Subversion, through smoke I foresee
Erotic motions of lesser gods in ecstasy
Opium, bring me forth another dream
Spawn worlds of flesh and red,
little jewels of atrocity
Opium, I sleep in debauchery
And burn with you
when you burn in me
Opium, we fantasize
as we fuse with your root
You are a strangest fruit
Opium, it burns in me and you
Opium, it burns for me and for you

"Por isso eu tomo ópio. É um remédio.
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés do chäo do Pensamento
E ver passar a vida faz-me tédio."

Fonte: http://www.elyrics.net/read/m/moonspell-lyrics/opium-lyrics.html



Ao vivo no Rock in Rio Lisboa 2008



Tradução:

Ópio, desejo ou vontade?
Inspiração tirada de uma semente formosa
Subversão, através da fumaça, prevejo
Movimentos eróticos de deuses menores em êxtase

Ópio, ofereça-me outro sonho
Crie mundos de carne e carmim,
Pequenas jóias de atrocidade
Ópio, eu durmo numa bacanália
E ardo com você
Quando você queima em mim

Ópio, nós deliramos
Quando nos fundimos com sua raiz
Você é uma flor estranha,
Somos seu fruto estranho.

Ópio, queima você e a mim
Ópio, queima por você e por mim

"Por isso eu tomo opio, é um remédio.
Sou um convalescente do momento.
Moro no rés do chão do pensamento
E ver passar a vida faz-me tédio"

Tradução: http://moonspell.hipermusicas.com/opium_(traducao)/

3 comentários:

  1. Bem, Fernando Pessoa não é propriamente o meu escritor de eleição... para muitos é um génio, para outros (como eu), um louco...
    No entanto, Moonspell, sim são uma grande banda portuguesa, que tem grandes temas, grandes letras, grandes músicas, tudo isso misturado com a fantástica voz de Fernando Ribeiro... É bem certo que esta é uma música que nos faz meditar na vida... porque vê-la passar ao nosso lado, causa-nos mesmo tédio... mas não será a vida, já por si uma alucinada, que passa ao nosso lado todos os dias?
    Não seremos nós drogados o suficiente para permitir que os nossos sonhos nos escapem entre os dedos?
    E a vida, que para muitos não passa de um passatempo, para aqueles que passam a vida a fumá-la, esses gastam-na sem se aperceberem e deixam que os sonhos lhes passem ao lado...

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que aqui cheguei :)

    Eu, "Moonspelliana" confessa, identifiquei-me com a descrição que fizeste.

    Cativada pelo trabalho dos dois "Fernandos" (O Pessoa, desde os tempos do liceu; e o Ribeiro, uns anos mais tarde...)

    Curiosamente, o Irreligious foi o primeiro album da banda que ouvi. E fiquei irremediavelmente conquistada. Até hoje :)*

    ResponderEliminar
  3. Bem...eu confesso que não é o estilo de música que mais me agrada, mas admito que o Fernando tem uma fantástica voz.
    Depois, tenho que te dar os parabéns, pois foste a primeira pessoa até hoje que me fez ver um video deles rsrsrsrsr
    Mas é mesmo assim, somos livres de dar opiniões, e eu dei a minha.

    Beijo meu,
    Som

    ResponderEliminar