quarta-feira, 15 de abril de 2009

Nothing Else Matters

Música: Nothing Else Matters
Interprete: Metallica
Álbum: Metallica (Black Album)
Ano:
1991
Duração: 6,26 m
Letra e música: Hetfield, Ulrich
Estilo: Heavy Metal





Hoje apeteceu-me falar de uma balada. E posso afirmar com toda a certeza que ninguém as faz, como as bandas pesadas!
Estive indeciso entre vários temas, mas acabei por me decidir pelo sobejamente conhecido “Nothing Else Matters” dos “Metallica”. Já vos falei aqui do programa de rádio “Lança Chamas”, pois bem, eu conheci esta música nesses tempos. Geralmente quem gosta de metal, tem o coração inquieto, é um rebelde por natureza e acaba para recorrer à música para exprimir aquilo que sente. No entanto, talvez até contrastando com o que foi dito, têm uma certa sensibilidade no coração, que também ela tem de ser exprimida. Nesse contexto surgem as baladas, pequenos oásis de serenidade no meio de álbum puxadinho. (Mas cuidado, não exagerar na dose, senão fica muito lamechas!)
Não sei se há muito a dizer sobre os sentimentos de “Nothing Else Matters”, dado a sua fama, mas lá vai:
Começa com uns belos e inconfundíveis acordes, que dificilmente deixam alguém indiferente. Criando um ambiente sereno. (Ideal para sonhadores e qui ça para o romance…) Ao 1 minuto certo, entra o vocalista (James Hetfield), que com voz calma, canta versos que nos falam de confiança que vem do coração. (Convém lembrar que a música foi composta em homenagem ao falecido avô de James Hetfield.) Temos o baixo presente de uma forma mais forte, que dá um belo preenchimento à música.
No refrão a música fica ligeiramente mais forte, incluindo alguns instrumentais sinfónicos. Esta musica também fez parte do alinhamento do CD “S&M”, gravado com a “San Francisco Symphony Orchestra”, que para os fans de instrumentais sinfónicos em conjunto com as musicas de metal, como eu, trouxe um novo fôlego ao tema.
A música tem duas partes instrumentais a solo. A primeira aos minutos, mais calminha e mais longa. A segunda, bem mais forte, ao minuto 4,55, que nos leva ao final do tema.
Aconselhável a românticos, sonhadores, ou simplesmente para quem gosta de boa música.
Oiçam, leiam a letra e opinem!



Albúm S&M


Letra:

So close no matter how far
Couldn't be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters

Never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
Hold these words I don't just say
And nothing else matters

Trust I seek and I find in you
Every day for us something new
Open mind for a different view
And nothing else matters

Never cared for what they do
Never cared for what they know
But I know

So close no matter how far
Couldn't be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters

Never cared for what they do
Never cared for what they know
But I know

I Never opened myself this way
Life is ours, we live it our way
Hold these words I don't just say
And nothing else matters

Trust I seek and I find in you
Every day for us something new
Open mind for a different view
And nothing else matters

Never cared for what they say
Never cared for games they play
Never cared for what they do
Never cared for what they know
And I know, yeah!

(solo)

So close no matter how far
Couldn't be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters

Fonte: http://letras.terra.com.br/metallica/25935/




Ao vivo no Rock in Rio Lisboa (2004)



Tradução:

Tão perto, não importa o quão distante
Não poderia vir mais do coração
Para sempre confiando em quem nós somos
E nada mais importa

Nunca me abri desta forma
A vida é nossa, vivemos do nosso jeito
Todas essas palavras, não apenas as digo
E nada mais importa

Confiança eu procuro e a encontro em você
Todo dia algo novo para nós
Mente aberta para uma visão diferente
E nada mais importa

Nunca me importei com o que eles fazem
Nunca me importei com o que sabem
Mas eu sei

Tão perto, não importa o quão distante
Não poderia vir mais do coração
Para sempre confiando em quem nós somos
E nada mais importa

Nunca me importei com o que eles fazem
Nunca me importei com o que sabem
Mas eu sei

Nunca me abri desta forma
A vida é nossa, vivemos do nosso jeito
Todas essas palavras, não apenas as digo
E nada mais importa

Confiança eu procuro e a encontro em você
Todo dia algo novo para nós
Mente aberta para uma visão diferente
E nada mais importa

Nunca me importei com o que eles dizem
Nunca me importei com os jogos que fazem
Nunca me importei com o que fazem
Nunca me importei com o sabem
E eu sei, sim!

Tão perto, não importa o quão distante
Não poderia vir mais do coração
Para sempre confiando em quem nós somos
E nada mais importa

Fonte: http://letras.terra.com.br/metallica/809141/




Cover Apocalypitca

3 comentários:

  1. Acho que esta música dispensa apresentações, visto que é das músicas mais bonitas e com mais sentimento que alguma vez ouvi...
    É um mito que nos faz pensar no poder do amor, e quão grande é este sentimento, que talvez seja o mais puro dos sentimentos...
    "So close/ No matter how far/ Couldn't much more from the heart/ Forever trust in who we are/ And nothing else matters"
    Acho que não preciso dizer mais nd...

    ResponderEliminar
  2. "Geralmente quem gosta de metal, tem o coração inquieto, é um rebelde por natureza e acaba para recorrer à música para exprimir aquilo que sente." - palavras sábias meu amigo :) esta é uma das música da minha vida :)
    A mensagem que tiro dela é muito simples: "sê tu próprio, nada mais interessa" :)

    ResponderEliminar
  3. Para mim as melhores baladas que ouvi em toda a vida, sempre eram de grupos "pesados", se é que os podemos catalogar assim.
    Mas a verdade é essa mesmo, só eles o conseguem!
    Infelizmente já não acontece com a mesma frequência, arrisco a perguntar "a qualidade perdeu-se?".
    Sinceramente não sei, mas a verdade é que nunca mais ouvi uma balada que me tocasse...como as do "antigamente" (não sou velha, tenho apenas saudade de as ouvir).
    Que dizer sobre esta?
    Nada...
    ...apenas ouvir e sentir!

    Beijo meu
    Som

    ResponderEliminar